Projetos Ambientais - Freetilizer

Após um longo período de investigação e criação de soluções processuais e mecânicas, nasceu a FREETILIZER. Uma tecnologia rápida e amiga do ambiente que transforma e valoriza os subprodutos e resíduos orgânicos, convertendo-os em corretivos ou adubos orgânicos e ainda farinhas para ração animal. Esta tecnologia permite ainda a extração de aromas e óleos essenciais, com níveis de rentabilidade com taxas de rendimento muito superiores aos métodos atuais, garantindo todas as características que permitem a sua valorização. 

A tecnologia FREETILIZER consiste na conversão dos nutrientes presentes nos subprodutos orgânicos, recorrendo à utilização de um complexo de enzimas selecionadas, num reator com homogeneização, agitação, pH e temperatura controlados. O processo termina com uma etapa de secagem sob vácuo – secagem eficiente, que resulta na formação de um produto estabilizado.

O objetivo da Pipe Masters, a par da rentabilidade, é a responsabilidade de promover a consciência social e ambiental das organizações, proporcionando-lhes soluções que tragam mais-valia económica e ambiental, numa perspetiva de economia circular.


CONHEÇA ALGUMAS DAS ÁREAS DE SUCESSO DA FREETILIZER

OFERECEMOS SOLUÇÕES INOVADORAS

Embora a valorização dos subprodutos agroalimentares seja uma necessidade, ainda há grandes desafios para que isso se torne realidade. Uma das abordagens mais conhecidas é a compostagem. Nesse processo, os microrganismos presentes nos subprodutos são utilizados para decompor os materiais e produzir um material fertilizante. No entanto, geralmente são necessários grandes espaços para armazenar as matérias-primas, sendo um processo lento (entre 3 a 6 meses) com emissão de odores e com risco de produção de gás metano quando o processo é mal realizado. O composto obtido é normalmente pobre em nutrientes e há casos em que o seu uso agrícola não é valorizado.

Outro processo de valorização é a produção de biogás por digestão anaeróbica. Neste processo, há a produção de uma mistura de gases para posterior produção de energia. Apesar de existir a valorização dos materiais, esta não representa uma solução de tratamento, havendo a consequente necessidade de realizar procedimentos secundários para a descarga de efluentes líquidos e frações sólidas ser considerada segura. Finalmente, qualquer processo de valorização industrial normalmente separa seus processos em diferentes tecnologias, levando a problemas de integração e aumento de custo.

A tecnologia Freetilizer combina todas as tecnologias necessárias em um mesmo equipamento, respondendo diretamente às necessidades dos processos de produção em larga escala, apresentando produtos com maior valor agregado.

Oferecemos um futuro mais sustentável e rentável

A tecnologia Freetilizer responde diretamente ao ODS 12 da ONU– Garantir padrões sustentáveis ​​de consumo e produção – otimizando o uso dos recursos naturais evitando o desperdício médio de 0,45 kgCO2e/kg de produto, gerado no processo de produção agroalimentar.

Economicamente, haverá um benefício direto para as indústrias agroalimentares, que agora poderão lucrar com a fração de resíduos. A receita gerada com esta tecnologia compensa largamente a sua utilização. Os produtos gerados por essa tecnologia são muito procurados em todos os países desenvolvidos e muitas vezes são considerados commodities. O facto de podermos produzi-los local e nacionalmente reduz o impacto que o transporte destes produtos poderia ter.

A nível ambiental, a tecnologia permite uma abordagem de desperdício zero otimizando a utilização de subprodutos. Os fertilizantes orgânicos produzidos possibilitam a reposição de matéria orgânica e nutrientes no solo. A ração animal resultante do processo pode ser utilizada localmente, substituindo parcialmente a soja e o milho, reduzindo assim a pegada de carbono dessa indústria.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Freetilizer é uma tecnologia inovadora, que permite a valorização de subprodutos agroalimentares através da transformação em fertilizantes orgânicos ou ração animal em menos de 24 horas. Em casos particulares e dependendo da composição da matriz a tratar é também possível extrair aromas e óleos essenciais. Todo o processo é eficiente, rápido, compacto e explora todos os recursos sem produção de resíduos. Como a tecnologia é baseada em um processo de hidrólise, aplicando enzimas específicas em condições controladas, obtém-se um aumento da biodisponibilidade de nutrientes dos subprodutos digeridos.

O processo de secagem a vácuo possibilita a evaporação da água a temperaturas mais baixas, o que permite a preservação da qualidade dos nutrientes com um consumo de 200W por tonelada, inferior aos métodos convencionais e sem o uso de combustíveis fósseis como fonte de energia. A água evaporada dos materiais orgânicos é posteriormente condensada, armazenada e reutilizada no próximo processo. A tecnologia Freetilizer permitir a customização da produção de acordo com a necessidade, abrindo um leque de possibilidades em termos de negócios e geração de receita.

Os nossos profissionais

O projeto conta com uma equipa com pessoal altamente qualificado e experiência académica tendo num laboratório de investigação, desenvolvido e adaptado os sistemas processuais industriais às ferramentas biotecnológicas aplicadas. Um bioquímico e um biotecnólogo fazem a escolha criteriosa das enzimas, considerando a origem dos subprodutos agroalimentares utilizados. Este último ponto é essencial para a obtenção de produtos de alto valor agregado e é um dos fatores de maior avaliação e teste. Para aprimorar os procedimentos mecânicos, a equipa conta com engenheiros mecânicos que construíram um protótipo em escala industrial onde foram desenvolvidas condições otimizadas de hidrólise enzimática, composição e fluidez das matrizes, garantindo estabilidade no resultado final, bem como a rapidez e rentabilidade do processo. O projeto é apoiado pela Pipemasters, empresa com 18 anos de experiência nacional e internacional, e reconhecida perícia e conhecimento no segmento industrial. A diversidade de competências da equipa demonstrou vantagens acrescidas devido à complementaridade necessária à execução deste tipo de projetos, tendo os resultados obtidos derivados da sinergia criada.

PROJETOS

agropecuaria fertilizantes

Agropecuária - Indústria Ovina

SAIBA MAIS

Agroalimentares Rações

Desperdício Alimentar - Solução para a sua Valorização

SAIBA MAIS

Óleos Essenciais

Extração de Óleos Essenciais

SAIBA MAIS

Freetilizer - a tecnologia que mudará o Mundo.

Assista ao nosso filme e entenda a razão pelo qual quisemos assumir a responsabilidade de desenvolver e implementar uma nova tecnologia que garanta sustentabilidade ao meio ambiente numa operação financeiramente positiva.

FAÇA PARTE DO PROJETO FREETILIZER

OS NOSSOS CLIENTES

ONDE
ESTAMOS


Tel.: (+ 351) 252 240 490

E-mail: geral@pipemasters.pt



Co-financiado por: